Marcadores

terça-feira, 27 de abril de 2010

Arquiteto Zanettini participa do evento de lançamento da segunda fase da campanha "One Degree Less - White Roofs Initiatives for 100 Cities”.



Arquiteto Zanettini participa do evento de lançamento da segunda fase da campanha "One Degree Less - White Roofs Initiatives for 100 Cities”. Criada pela ONG Green Building Council Brasil, a campanha busca ajudar a baixar a temperatura do planeta em um grau.


Ajude a reverter o aquecimento global:
Pinte seu telhado de branco

Campanha com Cristiane Torloni, Costanza Pascolato e outras personalidades pretende mobilizar a população brasileira para reduzir em um grau a temperatura do planeta

São Paulo, 22 de abril de 2010 - Agir, mudar, transformar e fazer a diferença. Esse é o objetivo da "One Degree Less - White Roofs Initiatives for 100 Cities”, campanha criada pela ONG Green Building Council Brasil para ajudar a baixar a temperatura do planeta em um grau. A idéia é incentivar a pintura de telhados das grandes cidades e adiar o efeito de aquecimento global até que as nações façam um acordo internacional contra as mudanças climáticas.

Para continuar a incentivar a população a pintar de branco telhados, lajes e coberturas e diminuir a temperatura do planeta, o GBC Brasil, em parceria com a Moma Propaganda, lança, dia 22 de abril, a segunda fase da campanha, com participação especial de personalidades. O dia do lançamento foi especialmente escolhido em homenagem ao Dia do Planeta, que ocorre nesta data.

A consultora de moda Costanza Pascolato, as atrizes Cristiane Torloni e Fernanda Paes Leme, a modelo Caroline Bittencourt, o cantor Toni Garrido, o ex-jogador de futebol Raí e a atleta Fernanda Murer são também os novos apoiadores da iniciativa e estão à frente dessa ação. Com o slogan “Ajude a parar o aquecimento global. Pinte seu telhado de branco”, a campanha de mídia impressa consiste em fotos individuais dos famosos fazendo um sinal de Pare, e estréia no próximo mês.

“Queremos fazer os cidadãos pensarem sobre o problema e perceberem que não é possível ficar parado e que é necessário agir. Cientistas falam sobre aquecimento do Oceano Atlântico sul há mais de uma década, mas somente agora estamos começando a ver tragédias, como recentemente no Rio de Janeiro. Se quisermos deixar um mundo melhor para nossos filhos, esse é o momento de fazer alguma coisa”, destaca Thassanee Wanick, fundadora do GBC Brasil e criadora do One Degree Less.

A realização de todas as etapas da campanha foi feita pró-bono, em parceria com pessoas e empresas preocupadas e engajadas com questões ambientais. Desde a participação das celebridades, passando pela agência e maquiadores, até o reconhecido fotógrafo Mauricio Nahas, que cedeu seu estúdio em São Paulo para realizar as sessões de fotos. A veiculação da campanha também será pró-bono.



Solução e simples, barata e fácil de fazer

Para ajudar a combater o aquecimento global, basta pintar os telhados das casas, lajes e galpões de branco. Hoje já existem no mercado tintas e materiais autolimpantes que facilitam a manutenção e evitam que as superfícies precisem ser pintadas novamente por muitos anos.

Segundo o laboratório norte-americano Lawrence Berkeley, apoiador da campanha, ao pintar as superfícies das construções com material claro é possível diminuir os efeitos da incidência solar. “Estima-se que para cada 100 m2 de cobertura pintada com cor branca são compensadas 10 toneladas de emissão de CO2 por ano, um resultado maior do que se pode imaginar” destaca Thassanee. Como efeito de comparação, uma típica casa emite aproximadamente, por ano, as mesmas 10 toneladas de CO2.

A campanha One Degree Less permite ainda a criação de empregos, já que pintores poderão se especializar na prática. A ação também envolve o estímulo aos chamados telhados verdes. Baixo custo e eficiência caracterizam esta iniciativa para combater o aquecimento global.

Desde que foi lançada, em 2009, a campanha já conseguiu estimular a pintura de mais de 450 mil m2, o que equivale a retirada de 45 mil carros de circulação ou 45 mil tonelados de carbono.

Benefícios dos telhados brancos:
· Diminuição das ilhas de calor de prédios e casas;
· Diminuição da emissão de CO2.
· Ajuda a refletir raio solar de volta para espaço;
· Fácil aplicação e pouca manutenção;
· Resultado imediato e alto impacto;
· Reduz custo de ar condicionado e ventilador;
· Ação eficiente no combate ao aquecimento global.

Ficha técnica
Agência Moma Propaganda
Cliente: GBC- Green Building Council,
Projeto One Degree Less
Direção de criação: Rodolfo Sampaio
Criação: Rodolfo Sampaio e Fábio Baraldi
Assistente de arte: Roberto Meirelles
Fotografia: Mauricio Nahas
Produção: Patrícia Benetti Produções, Prime Talents, Ten Model Management
Atendimento: Izabella Vilaça
Aprovação cliente: Thassanee Wanick

Nenhum comentário:

Postar um comentário